Dentro do Garrafão - Podcast sobre a NBA:

Tristan Thompson e seus U$82 milhões

Postado em 22 de October, 2015

Nosso próximo podcast já deve entrar no ar amanhã! Mas enquanto isso, gostaríamos de discutir com vocês uma outra informação que não entrará naquele episódio.

Tristan Thompson finalmente terminou sua negociação de quase 4 meses com o Cavaliers, e fechou um novo contrato por 5 anos, no valor de $82 milhões de dólares.

Tristao com dinheiro

Esse é o quinto ano de Tristan Thompson na liga, e – para aqueles que não sabem – isso significa que ele era um Restricted Free Agent (RFA). Dessa forma, Thompson estava livre para negociar com qualquer equipe, mas – caso fechasse algum contrato – o Cleveland teria a oportunidade de cobrir a oferta e mantê-lo na equipe.

Thompson é um jogador que foi muito importante pra o Cavaliers quando Love se machucou durante os Playoffs. E também porque era o único pivô que conseguia ser competente na marcação de pick and roll contra o GSW. Mas é um jogador de banco, que não se tornará titular, ainda mais que assinaram também um contrato máximo com Kevin Love.

Você pode argumentar que ele não merece mais de 16 milhões por ano, comparar com outros contratos ou o que for. Mas a situação do Cleveland era delicada.

De um lado, eles terão que pagar muito mais do que o valor de “mercado” para manter Thompson na equipe, e terão que pagar mais de $70 milhões só em multa à NBA, por estarem absurdamente acima do teto salarial.

Do outro, o Cavaliers está entrando em uma temporada na qual são os favoritos (disparado, aliás) a vencerem a conferência leste, avançando para as finais. E Thompson não só é um jogador querido pelo resto do elenco (arriscando assim prejudicar o clima da equipe), mas se não assinasse com ele, não teria mais nenhuma opção no mercado.

Ou seja, era ele – por muito – ou nada.

No entanto, quando Tristan não aceitou a Qualifying Offer do Cleveland (um contrato de um ano de duração, por pouco mais de $9 milhões) ele perdeu a sua oportunidade de passar a ser um Free Agent no ano que vem (não tendo mais vínculo nenhum com o Cavaliers).

Dessa forma, imagina-se que quem passou a ter a vantagem na mesa de negociações, fosse o time.

No início das negociações, em julho, foi oferecido um contrato de $80 milhões em 5 anos, que foi rejeitado. Mas agora, com o perigo de irritar o restante do elenco, esperava-se que o Cleveland conseguiria fazer Thompson voltar atrás naquela oferta.

Então, é surpreendente uma oferta, não só de $82 milhões, mas de 5 anos garantidos, ser aceita!

Será que é uma tentativa de reparar uma relação manchada por toda essa negociação? Ou talvez o Cavaliers realmente sentia o medo de Thompson ficar de lado, e não jogar durante toda a temporada?

Seja como for, o Cleveland finalmente tem um elenco completo agora, e vem com tudo pra levar esse título do leste.

 

– Matteo Manes