Dentro do Garrafão - Podcast sobre a NBA:

A situação do DDG, atrasos e as notícias da semana

Postado em 06 de October, 2015

Nas últimas semanas, acabamos adotando a terça-feira como um novo dia da semana para postagens dos episódios, mas dessa vez será difícil conseguirmos lançar o episódio hoje.

Sou ouvinte de podcasts há muito mais tempo do que sou podcaster, e sei a decepção que pode ser quando um dos seus programas semanais acabam. Te garanto: esse não é o nosso caso. O Dentro do Garrafão não vai acabar.

Nossos atrasos tem ocorrido muito por conta de eu estar passando por um momento de instabilidade na minha vida profissional – o que já vem rolando desde junho – mas que está prestes a terminar. Essa semana tem sido uma correria danada, mas sempre temos tempo pra fazer uma rápida discussão sobre nosso basquete.

Vamos para o que interessa!
 

Michael Kidd-Gilchrist poderá ficar fora das quadras por 6 meses

Começamos com uma bomba. E que decepção para os fãs do Charlotte. Logo no primeiro jogo do Hornets na pré-temporada, o ala deslocou o ombro e terá que passar por uma cirurgia que o deixará no banco de 4 até 6 meses.

MKG já se tornou um dos defensores únicos da liga. Um rapaz com apenas 21 anos que é o âncora defensivo de seu time, mesmo jogando do perímetro! Não consigo nomear outros 4 jogadores que façam isso na NBA.

Michael Kidd-Gilchrist

Se você não viu muitos jogos do Hornets ano passado (não o culpo), talvez você não entenda o quão importante era o rapaz. Ele acabou ficando de fora durante uma boa parte da temporada, períodos no início e final do ano. O Charlotte venceu apenas 6 jogos, dos 27 que entraram em quadra sem Kidd-Gilchrist. Com ele, venceram 26 e perderam 27.

Talvez ele não seja ainda um jogadores excelente ofensivamente, mas o Charlotte foi melhor o ano inteiro – mesmo atacando – quando tinha MKG em quadra. Aliás, eram um desastre sem ele. Seria surpreendente ver essa equipe alcançando os Playoffs agora.

O pior de tudo, é que – ao lado de Batum – 2015-16 poderia ser a temporada em que veríamos seu jogo se elevar à um nível próximo de um All-Star. Não falo isso apenas por gostar dele, mas por ser um dos caras que mais trabalham duro na liga.

Se ele já não é, poderia se tornar o melhor defensor de perímetro atrás de Kawhi Leonard.
 

Derrick Rose sofreu fratura de órbita durante treino

Derrick Rose e fratura na mesma frase é o pesadelo de muito fã do Chicago, mas que tem se tornado algo trivial nos últimos 3 anos.

Felizmente, dessa vez a situação é um pouco menos preocupante. O armador já deve estar em quadra na estreia do Bulls na temporada regular. Ele só deve ficar de fora durante duas semanas, e sua fratura foi semelhante com a de Mike Conley durante os Playoffs na temporada passada. E, se você se lembra, ele logo voltou à defender o Grizzlies. Obviamente a situação era outra, e Conley não estava nem próximo dos seus 100%. Se a situação for parecida, Rose ficaria de fora por mais tempo.

Rose perdeu 228 jogos nas últimas 4 temporadas devido a várias lesões diferentes, o que criou a ideia de que ele tenha uma “facilidade” maior para se lesionar. Antes do desespero, vale a pena lembrar que esse é o tipo de “machucado” que vem mais de azar do que suscetibilidade.

Ninguém é suscetível a uma cotovelada na cara.

Que venha um ano de Rose saudável – só temos a ganhar com isso.
 

Jogos da pré-temporada

Já tem rolado a bola para aqueles que não conseguem esperar – e para quem quer começar a ter uma ideia do que vai mudar em sua equipe. No geral, pouca coisa interessante realmente acontece durante esses amistosos. Em vários, os titulares sequer participam dos últimos quartos, e você fica assistindo nomes desconhecidos de jogadores que ainda buscam uma vaga no elenco.

Mas calma que eu te salvo.

Paul George já deixou claro que não quer jogar de ala-pivô, mas Frank Vogel e Larry Bird continuam afirmando que ele será o titular da posição. PG13 estreou junto com o Pacers contra o New Orleans Pelicans, quando – de cara – ele teve que lidar com Anthony Davis.

O experimento deu certo no lado ofensivo, com 18 pontos vindo do ala. Mas defensivamente, George não conseguiu parar Davis.

Sendo justos, não sei se alguém vai conseguir parar Davis nessa temporada.

Agora, quem realmente surpreendeu nesse início, foi Kyle Lowry. Falamos no episódio da pré-temporada do Toronto como Lowry foi incomodado por problemas durante todo o ano, e isso parece ter ficado para trás. No jogo contra o Clippers, o armador mostrou toda a agressividade que o levou a se tornar titular do All-Star Game.

Raulzinho é o Stockton brasileiro

Já tivemos brasileiros em quadra, mas ninguém impressionou tanto quanto Raulzinho contra o Lakers. Uma peste defensivamente, e um distribuidor mais inteligente que Burke.

Manter a intensidade na defesa que ele mostrou nesse jogo, vai ser difícil. Mas é encorajador. Enquanto Exum estiver fora, consigo imaginar um cenário no qual ele assume a titularidade da equipe – levando Burke de volta ao banco – antes do fim de 2015.

Um problema que percebi assistindo ao jogo – que pode ser mascarado por ele ter jogado contra outros 3 armadores inexperientes – é que ele pode ter dificuldades para aguentar um ritmo físico mais forte. Quero ver como ele se sairá se trocarmos qualquer um de Clarkson, Brown e Russell, por alguém com um pouco mais de experiência.

Torcendo muito por Raulzinho!
 

Jogo rápido

Tivemos outras coisas interessantes acontecendo essa semana. Começando por diversos vídeos vindo dos campos de treinamento. Dois que recomendo são: Jason Kidd com sua garotada do Bucks, e Sam Mitchell e Kevin Garnett dando uma lição na molecada do Minnesota.

Falando em Sam Mitchell, é melhor você ir se acostumando com ele. Flip Saunders deve ficar afastado por um bom tempo, se é que algum dia retornará ao cargo. Seria um triste fim para sua carreira, esperamos uma recuperação rápida.

Vale a pena conferir também o retorno do nosso dinossauro preferido. Continua sendo um monstro!
 

Por último, vou quebrar uma das minhas próprias regras no DDG, que é de não falar de polêmicas que rolem fora do basquete. Se você tem acompanhado todo o drama envolvendo Kevin Durant e Stephen A. Smith, recomendo fortemente a leitura dessa matéria do Today’s Fastbreak – de Kelly Scaletta.

E mais do que nunca, convido você para deixar um comentário falando sobre qualquer coisa que tenha te interessado durante a semana, qualquer dúvida, e eu e Lucas responderemos. Se preferir, pode nos enviar um e-mail também para: contato@dentrodogarrafao.com.br!

Não posso garantir quando voltaremos com o podcast. Mas pode ter certeza que falaremos do 30 times antes da temporada regular – nem que tenhamos que colocar dois episódios na semana que vem.

 

– Matteo Manes