Dentro do Garrafão - Podcast sobre a NBA:

Duas semanas de anotações com o Chicago Bulls

Postado em 24 de February, 2015

Ufa! Essa ficou longa.

A pedidos de um dos nossos ouvintes do podcast (alô, Nikolas!), eu e Lucas assistimos a todos os jogos do Chicago Bulls durante duas semanas para comentarmos sobre as inconsistências do time.

Maluco como sou, resolvi fazer uma série de anotações de cada jogo para depois criarmos a pauta do programa, que você pode escutar aqui: #3 Tempo Extra: o Miami de Dragić. Mas ainda fiquei com uma tonelada de anotações com coisas que não foram faladas naquele programa. Assim, decidi fazer essa postagem para aqueles que se interessarem em ver minhas observações sobre os jogos.

Ficou gigantesca, mesmo com metade das anotações jogadas foras (coisas técnicas demais, pouco relevantes ou muito faladas no podcast). Você não perde nada deixando de ler, mas acho que ficou interessante.

1º jogo: Bull @ Houston (4ª feira)

O Chicago começa o jogo sem Dunleavy, e o Houston sem Howard. Com ambos Ariza e Harden jogando, o Bulls é quem está na desvantagem, ainda mais jogando fora de casa.

Na defesa de pick’n’roll Gasol é muito fraco. Ele está defendendo fazendo o “hedge” (indo em direção e atrasando o jogador com a bola), mas demora a trocar e o marcador não tem a mínima dificuldade de passar por ele. Harden está fazendo a festa. No exemplo abaixo, temos duas jogadas em que Gasol e ‘nada’ são a mesma coisa:

A defesa está inconsistente em geral: no pick’n’roll também Kirk Hinrich passou por baixo do bloqueio (“went under”) marcando o Trevor Ariza, um dos melhores pontuadores de três pontos do Houston. Não preciso dizer o resultado (posso futuramente fazer um post, ou falar no podcast, sobre diferentes defesas de pick and roll).

Harden está pegando fogo também, colocou o Butler no chão antes de matar o arremesso, e há umas 3 jogadas atrás fez algo parecido, tirando Butler da jogada para uma bola de três.

E na jogada seguinte Harden dá um crossover em Butler, corre pro garrafão e Gibson o para com falta. Que cara ridículo!

Antes do fim ainda Butler tentou roubar uma bola de Harden no meio da quadra. Quando não conseguiu, acabou dando espaço para o ala-armador que saiu em disparada em direção à tabela, deixando Butler pra trás e foi parado com falta. Desnecessária essa besteira do Jimmy.

57 – 48, final do primeiro tempo.

Não é dificil perceber porque Rose tem uma baixa taxa de conversão em seus arremessos. Tem se precipitado em muitas jogadas, preferindo arremessar bolas longas de dois, bem marcado, com 14 segundos faltando. O time do Rockets tem forçado o Bulls a tentar essas bolas. Do outro lado, o Bulls não consegue impedir o Houston de chegar à tabela.

Butler está arremessando muito bem, agora são 20 pontos. Já falei mil vezes, mas é sem dúvida o jogador que deu o maior passo pra frente na carreira esse ano.

A defesa do bulls deu uma melhorada dentro do garrafão, mas Beverly ainda está mantendo a vantagem do Houston. Deram todo o espaço do mundo para Josh Smith arremessar umas duas bolas de três esse quarto, e mais uma bola longa de dois. Pra mim isso é ótima defesa. Ele errou todas. Harden também foi 0-5 esse quarto.

Terrence Jones iniciou o último quarto já com uma jogada desmoralizante. Colocou Mirotic no ar, e finalizou com uma bandeja linda entre Brooks e Gibson. Nem 1 minuto de jogo e Timeout Thibodeau.

Não sei se foi mudança do Thibodeau ou só o Noah por conta própria, mas ele não está mais defendendo o pick’n’roll com o “hedge” (atacando o pick’n’roll, não permitindo a entrada do jogador com a bola), está com o soft ice, dando espaço para a bola longa de 2 pontos para o time do Houston, da maneira como faziam durante todo o ano passado. Não tenho visto todos os jogos completos do Bulls, mas fiquei curioso sobre a decisão de fazer o hedge com o Gasol, ele não é nem um pouco veloz pra tentar isso.

Houston está matando o Bulls na transição. Turnovers botaram fogo num inicio de 13-0 no último quarto. 88-70 com 07:57 pra acabar.

O Bulls sente a falta de um bom marcador de perímetro na posição 3. Butler e Mirotic tem jogado na posição hoje, mas Jimmy está muito mais focado ofensivamente, porque ninguém tem sido tão consistente quanto ele. Isso abre espaço para o Houston atacar o lado dele. Agora foram uma enterrada livre e uma bola de três desmarcado para Ariza em duas jogadas seguidas. E é justamente Butler quem o está marcando. Deu atenção demais ao jogador com a bola nas duas vezes.

Rose marcou Beverly no “isolation“, roubou a bola e já partiu pro pro ataque já procurando distribuir o jogo. A laranja rodou de Rose pra Gibson pra Butler pra um arremesso livre de três de Kirk. Ele errou, mas linda movimentação de bola em velocidade. Rose podia estar procurando mais jogadas desse tipo quando a defesa do Houston ainda está se arrumando.

Até agora o Bulls está arremessando 33%. Noah com 1 ponto em 0/8 arremessando. E Rose não devia ter arremessado mais de 20 vezes nesse jogo. Não é como se ele tivesse arremessando bolas boas, sozinho. A maioria é com a defesa na cara dele. Tudo isso afeta muito as chances do time.

To com pena de Butler. Praticamente jogo acabado, não lembro dele sentado no banco. Quase 41 minutos em quadra.

Harden já matou o jogo. 27 pontos.

Final: 90 – 101

Pages: 1 2 3


  • Nikolas Martins

    Matteo e Lucas mandando muito na analise, deu ate vontade de assistir os jogos de novo. Alguns pontos são fáceis de se observar (Butler muito tempo em quadra, Noah errando muitos arremessos) com certeza o grande diferencial ofensivo do time se tornou Gasol que vem jogando muito alem do esperado 34 anos, 38 double double (líder na liga) na minha ultima contagem. Já negativamente Kirk vem puxando o time para baixo, apenas 300 pontos na atual temporada (menos da metade da temporada anterior onde tinha quase o mesmo tempo em quadra). Ambos os jogadores tem a mesma idade.
    O maior adversário do Bulls são as lesões, o tempo de recuperação do Rose está previsto para 6 semanas, o que anima os torcedores na volta do astro aos playoffs, a temporada que já seguia cheia de incertezas para o time de Chicago só fica mais nebulosa.

    Um abraço a equipe dentro do garrafão.
    Do seu amigo da vizinhança.

    • Kirk realmente tem sido um problema também. E concordo com você sobre as lesões. O Chicago tem tido dificuldades pra manter sua equipe em quadra, mas o que importa é ter o time inteiro para as Playoffs, e lá que acredito que esse time pode mostrar ser uma força na liga. Ainda acho que é um dos principais candidatos ao título do leste.

      Vlw pelo comentário, Nikolas!

  • Wilson

    Excelente caras! Infelizmente o Rose se machucou de novo, não sei como o caminho do Bulls vai se desenhar, em uma conferência com Toronto veroz, Hawks clonando Spurs, Cavs em ascensão, se o Bulls vai muito longe “/

    • Eu acho que o Bulls não sofrerá tanto com a saída de Rose. Ela é ruim, mas o Chicago tem talento suficiente pra se virarem sem ele. E o armador vai estar com a equipe durante as Playoffs, e aí que o time realmente precisa dele.

  • Glauber

    Excelente analise!