Dentro do Garrafão - Podcast sobre a NBA:

#19 Portland Trail Blazers – Pré Temporada Dentro do Garrafão

Postado em 16 de October, 2014

Está no ar mais um episódio da pré temporada do podcast Dentro do Garrafão! Estamos fazendo um episódio para cada time da NBA, antes do início da temporada regular no dia 28 de outubro. Já completamos 18 episódios e hoje vamos para o 19º. Você pode acompanhar o Podcast pelo iTunes, pelo Youtube, pelo nosso Feed, ou no site.

Continuamos a divisão Noroeste, agora falando sobre o Portland Trail Blazers e suas chances de ter mais um ano de sucesso.

O Portland Trail Blazers surpreendeu ao ser um dos melhores times do recheado oeste, logo após uma temporada onde só venceram 33 jogos. Damian Lillard teve um ano muito bom, mas foi LaMarcus Aldridge que se destacou nessa equipe. Um dos melhores ala-pivôs da liga, teve o melhor ano da sua carreira e liderou o time para as Playoffs. Lá, passaram pelo Houston em 6 jogos, mas foram derrotados brutalmente pelo San Antonio Spurs em 5 jogos.

Além disso, falamos sobre as mudanças que ocorreram na equipe, o impacto que Robin Lopez teve nessa equipe, e o medo de falhas na equipe tirarem esse time das Playoffs da NBA.

Assim como ontem, fizemos uma análise mais avançada durante uma parte do episódio. Matteo explica como o Chicago, Indiana e o Portland defendem o pick and roll. Abaixo, temos uma imagem mostrando basicamente o que é o pick and roll. O jogador marcado com o “1” é quem está com a bola. O outro jogador do seu time, faz um bloqueio (é o pick) para que o marcador do primeiro não tenha espaço para continuar na sua frente, abrindo um caminho para o lado.
exemplo de pick and roll

Desse ponto, o jogador que fez o bloqueio pode ir em direção ao aro (é o roll), ou pode também ir para o lado oposto do jogador com a bola, para receber a bola e tentar um arremesso longo de 2 ou um de 3 pontos. No vídeo a seguir, temos um exemplo de pick and roll, e opções diferentes de como utilizá-lo, explicadas pelo grande Larry Bird: https://www.youtube.com/watch?v=FNY3DEFSp90

O que foi falado no podcast, é a maneira como o Portland defende essa ação. O defensor marcado com o “2” na imagem acima, fica mais atrás, possibilitando que o jogador com a bola arremesse uma bola de 2, mas impedindo que ele, ou o outro atacante, tenham caminho livre em direção ao aro. Já o marcador do atacante com a bola, passa por “cima” (ou fora) do bloqueio, dificultando um arremesso de três pontos. Na NBA, essa defesa é chamada de soft ICE. Na imagem abaixo, temos essa defesa explicada graficamente:
exemplo de pick and roll ICE

Perceba como o jogador “1” passa por fora do bloqueio, e existe um espaço grande entre o atacante com a bola e o defensor “2”. Aqui, existe a possibilidade do atacante arremessar a bola de 2, mas é melhor um arremesso longo de 2 pontos, do que outro de 3 pontos ou próximo da tabela. Chicago e Indiana foram as 2 melhores defesas da NBA defendendo o pick and roll dessa forma.

No vídeo a seguir, mostramos essa defesa em ação:

Ela funciona muito bem com jogadores como Batum e Lopez, mas Damiam Lillard e LaMarcus Aldridge não vão bem defendendo o pick and roll. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, recomendo esse post no reddit onde um usuário fala sobre um pouco do que falei, e vai mais a fundo para entender as falhas.

Além disso, recomendamos que você veja este vídeo do Lillard tirando o Houston das Playoffs; e também o vídeo recomendado por Lucas, do Kaman deitado no banco do Lakers.

E se você curtiu o episódio, compartilhe com seus amigos e lembre-se que você pode seguir o Dentro do Garrafão pelo Twitter, Facebook, Youtube, ou nos encontrar no iTunes.

Amanhã tem mais, e se quiser bater um papo com a gente, deixe seu comentário abaixo!